quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Bibliografia da Professora Yonne Maria Siqueira de Andrade

Yonne Maria Siqueira de Andrade, nasceu numa chácara na Tijuca, na Rua Senador Furtado, em 06 de setembro de 1927.
Ainda menina demostrava acentuada vocação para o magistério, quando reunia crianças pobres da comunidade para dar aulas.
Aos 11 anos de idade ingressou no Instituto de Educação do Jio de Janeiro, para cursar o segundo segmento do 1º grau.
Foi promovida ao curso normal (hoje Curso de Formação de Professores) com 15 anos, como uma das melhores alunas.
Formou-se aos 18 anos e, sendo uma das primeiras colocadas foi designada para o Alto da Boa Vista onde, nos dias de sol, sentava-se com seus alunos, debaixo de frondosas árvores para as aulas diárias.
Mais tarde foi lecionar no Instituto de Educação, sua escola tão amada!
Dedicou sua vida a esse Educandário, onde lecionou Didática de Ciência e Didática da Matemática e, também foi assessora de vários diretores.
Sua maior alegria era, todos os dias ir para a escola levando pelas mãos suas filhas, que mais tarde seguiriam a carreira do Magistério.
Por volta de 1975, foi convidada para ser assessora parlamentar da Secretaria de Estado de Educação, cargo onde permaneceu até sua morte.
Em fevereiro de1983, a serviço, foi a Brasília representar o então secretário, professor Arnaldo Niskier, numa solenidade do Governo Federal.
Quando retornou, já havia contraido a doença que a levaria a morte - no dia 28 do mesmo mês(meningite).
O professor Arnaldo Niskier, homenagiando sua colaboradora e amiga, deu seu nome à Escola que estava sendo inaugurada. Solenidade triste sob grande emoção - era no dia 08 de março de1983 - dia da missa de 7º dia.
Nesse ato o professor Arnaldo Niskier discursando, lembrou ser significativa a data - "Dia Internacional da Mulher" - onde fez um relato sobre a vida da professora Yonne que sempre lutou pela emancipação e valorização da mulher e que também honrou com desempenho a carreira do Magistério.
Estiveram presente à inauguração o representande do Sr. Governador, o Secretário de Educação, assessores, amigos, suas filhas o Coral do Instituto de Educação, que que entoou o hino do Instituto de Educação do Rio ce Janeiro, cuja a letra foi escrita pelo professor Ismael de França Campos, padrinho da Professora Yonne.
Durante a cerimônia, as filhas passaram às mãos da diretora designada para responder pela Unidade Escolar, seu diploma de professora, seu retrato de formatura, onde com certeza, ficou registrado um dos dias mais felizes de sua vida.

Fonte: Biografia fornecida ao Departamento Geral de Educação pela filha da Professora Yonne - Professora Ana Lucia Siqueira Leão - Proc. E03/905.885, transcrita de acordo com a original.


E a História Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário