quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

De Cornélia a Edilma - O Princípio

"O maior bem que podemos fazer aos outros não é oferecer-lhes nossas riquezas, mas leva-los a descobrir a deles" (Louris Savalle)
Durante os 27 anos do colégio Yonne a trajetória foi árdua, porém tivemos profissionais comprometidos com a educação. Juntos (diretores, professores, funcionários, alunos e a comunidade) enfrentamos problemas e buscamos soluções com um único objetivo: fazer da unidade escolar um local de excelência.
Para tanto, vale apena lembrarmos de direções que tiveram participação na construção de nossa história. A primeira diretora Cornélia, (diretora interina) - de 1983 à 1985.Era professora na comunidade e foi indicada como responsável pela organização e inicio do funcionamento da escola. Lembramos que nessa época não havia eleição e nem consulta à comunidade para a indicação de diretores, sendo a escolha feita por indicação politica.
Os netos,alunos da escola na época, levam a avó Cornélia como tarefa de uma gincana.(Prof.: Valda a recebe...)
_______________________________________________________
Em 1985 foi oficialmente nomeada a professora Neide, que dentre muitos dos seus trabalhos ressaltamos a prática de, junto à comunidade, organizar eventos comemorativos na U.E e em seu entorno, por falta de espaço, afim de angariar fundos destinados a construção do muro e outras nessecidades. Em sua gestão, para atender a necessidade da comunidade, foi também implantado o antigo ensino fundamental 5ª à 8ª série.
De 1987 à 1989 a terceira diretora foi a professora Dulcinéia com os professores e a orientadora pedagógica Sonia Santos consolidou-se na comunidade a projeção da escola. De 1987 à 1989 a terceira diretora foi a professora Dulcinéia. Nesse período ocorreu a efetivação do pessoal de apoio que trabalhava até então, como voluntários. Foi desenvolvido um trabalho pedagógico que projetou a U.E na comunidade, tendo como orientadora pedagógica a professora Sonia Santos.

Jane Mary, professora da U.E, foi diretora de 1990 à 1992. Até então, não havia diretor adjunto na escola, sendo nomeada a professora Marcia Barbosa, como a primeira diretora adjunta. Neste período o pedagógico ganha destaque sendo fortalecido por diversos trabalhos com ênfase na leitura e na escrita.

Após um período conturbado assume interinamente a então secretária professora Edilma tornando-se oficialmente diretora após um ano. Nesta época a escola passou por sérias dificuldades, porém com o apoio e envolvimento dos professores, funcionários e mais tarde, os adjuntos Eduardo e Huemer segue com seus trabalhos pedagógicos, o que não comprometeu a credibilidade conquistada na comunidade.
Neste período é implantado o Ensino Médio. Neste ínterim contamos com a colaboração das professoras Maíses e Maria José que estiveram por pouco tempo, porém precioso para dar continuidade aos trabalhos junto aos professores e a comunidade. No período de 1993 à 1997 a escola esteve sob a direção da professora Edilma e que também contou com a colaboração dos adjuntos Huemer e Eduardo.

E a História continua...

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa professoras!!
    Estarei acompanhando o blog,
    abraço,
    Profª Bárbara

    ResponderExcluir