segunda-feira, 22 de março de 2010

O sonho...










diretor eleito...
Ex-Diretor: Prof. Huemer
A partir de 1997 o Prof Huemer passou a diretor até 2002 e o Ensino Médio se estendeu ao turno da tarde. Gradativamente, as séries iniciais do ensino fundamental foram se extinguindo, inclusive a sala de Biblioteca, a referida passa a funcionar precariamente, hora na sala dos professores, hora no pátio sob orientação da professora Italcira.
Nesta gestão deu-se início a realização de muitos projetos: Brasil 500 Anos; formação do 1º Grupo de Teatro sob a responsabilidade da professora Rosângela Braga; parceria com a Marinha do Brasil onde eram realizadas várias atividades esportivas e culturais; participação da escola no projeto AGENDA 21 com a professora Ana Lúcia Gimenez (O meio ambiente e o desperdício de energia). E os eventos culturais que aconteciam na escola? Vale a pena conferir!
Na direção do professor Huemer e sua adjunta, a professora Fernanda, houve mudanças no sistema: uma foi a eleição para diretores nas escolas estaduais, sendo o professor Huemer o primeiro a ser eleito nesta U.E.; outra foi a liberação de recursos financeiros aos diretores para utilizarem nas benfeitorias das unidades escolares.
Foi construída uma mini-quadra de esportes, duas salas de aula, compra de eletrodomésticos, material didático, etc. Porém nada substituía a necessidade de um novo prédio. O antigo não comportava a demanda.
Apesar de todos os esforços para a estrutura física desta escola ela foi sofrendo ao longo dos anos deteriorização em todos os aspectos, assim como na parte hidráulica e elétrica colocando em risco a comunidade escolar.
Neste momento foi elaborado o Projeto Político Pedagógico “ESCOLA, ESPAÇO E HUMANISMO” com a finalidade de melhorar o ambiente escolar no mais amplo sentido:
ESCOLA: Construção de um prédio amplo que pudesse atender a demanda e que oferecesse melhores condições a formação plena dos nossos alunos;
ESPAÇO: Fazer um reconhecimento histórico, ambiental e cultural da comunidade onde o prédio está localizado;
HUMANISMO: Reforçar os laços de convivência e valorização humana da comunidade como um todo. (mini quadra)
Ex-Diretora: Profª. Kátia Valéria
Em 2002 foi enviada pela SEE uma nova equipe para dirigir a escola. A diretora geral Professora Kátia Valéria e suas adjuntas Professoras Rosemere e Denise. Foi sistematizado o projeto político pedagógico “ESCOLA, ESPAÇO E HUMANISMO”.


Ex-diretora Rosemere
No início da sua gestão a professora Rosemere juntamente com as adjuntas Denise, Marisa e todos os profissionais da UE assumem um grande desafio de levar adiante todo o processo sonhado e desenvolvido até então.
Neste ano o prédio chegou ao limite. É interditado pela Defesa Civil.
Um novo espaço é providenciado, o galpão da extinta Água Mineral Corcovado, situado a rua Agnal Souza Pires, nº 90 (Galpão Escola).
Surge uma nova realidade, uma experiência inusitada. Ficamos durante um ano e dois meses aproximadamente alocados no galpão da extinta água mineral Corcovado, no “Galpão Escola”.
Porém com muita garra, espírito de união, profissionalismo, comprometimento, entusiasmo e companheirismo a nossa comunidade escolar não se esmoreceu...
Vários projetos foram desenvolvidos e até premiados com recursos para o colégio: Fiat Tesouros do Brasil (A Origem do Nome do Bairro e Um Olhar Sobre o Bairro); Um Mergulho na História do Bairro; Idosos, 100% Gente; A Banda; Mulher, Gente 100%; Faça Parte e outros.
É reativado o Grêmio Estudantil e a realização dos projetos oriundos da SEE como Sucesso Escolar e Escola de Paz desenvolvidos ainda no Galpão com muito mérito pelos professores, recebendo até elogios dos organizadores que acompanhavam a escola.

NESTE PERÍODO O CORPO DOCENTE E DISCENTE DESTACOU-SE NA CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DESSES PROJETOS.
Em 2005 com a eleição para diretores essa equipe foi eleita pela comunidade. É inaugurado o novo prédio! Parte do sonho...
Com as dificuldades de espaço e estrutura física ganhamos “fôlego” para continuar o fazer pedagógico: Buscando Novos Escritores (este permitiu a reorganização do novo espaço da Sala de Leitura, tendo a frente as professoras Sônia Lomboni e Rosa Sueli com a colaboração das professoras Yeda e Fabiana); nova eleição do Grêmio Estudantil, participação no projeto AGENDA 21 com o tema SOS Meio Ambiente; acrósticos, músicas, encenações, maquetes, paineis, entrevistas construções de textos, confecção de livros, simulação de passeatas, palestras, reflexões enfim, o sonho não só sonhado parte dele estava realizado.
Porém um prédio imenso, com grande quantitativo de alunos, chegada de muitos professores, falta de funcionários... Mais uma vez a escola passa por problemas internos.
Outra substituição de direção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário