segunda-feira, 22 de março de 2010

Dedicação - Depoimento da Ex-Funcionária Delvanir.


Formatura do pré-escolar. Ex-funcionária: Delvanir.

Prof.: Leila e o aluno Eduardo.

DEPOIMENTO DA EX-FUNCIONÁRIA DELVANIR .



Em fevereiro de 1983 mudei para o conjunto da CEHAB, do km 32 com meu filho, Eduardo, com 3 aninhos.
Um dia um carro passou anunciando que ia começar uma reunião de moradores no galpão do conjunto. Foi nesta reunião que conheci a professora Cornélia, que conversando descobrimos que viemos da mesma cidade de Minas Gerais.
Um dia Cornélia foi a minha casa e me fez um pedido, para ajudá-la a fazer a pré matrícula da escola que ia começar seu ano letivo em 1984.
Como estava desempregada fui ajudar minha nova amiga.
Em 19 de setembro de 1983, comecei minha caminhada na E.E. Yonne Maria Siqueira de Andrade.
O presidente da associação, Sr Fraga, arrumou mesas, cadeiras e colocou no pátio da escola para iniciar a pré-matrícula. Devido a divulgação a fila estava enorme.
Comecei a jornada, Cornélia que tinha duas matrículas no colégio São Francisco de Paula não podia ficar o dia todo comigo, assim foi se passando os dias e eu fazendo a pré matrícula no pátio da escola.
A CRE de Nova Iguaçu avisou o Sr. Fraga para pegar a chave e o mobiliário da escola.
Fiquei sem saber o que fazer, mas em tudo eu colocava na direção de Deus para me ajudar.
Conheci um senhor que trabalhava com um caminhão de loja de móveis (Sr. Geraldo) fui falar com ele, expliquei a situação, que tinha que buscar as carteiras da escola e não sabia como fazer. Graças a Deus ele falou que iria. O Sr. Cláudio, esposo da atual merendeira Rosinda, foi comigo no caminhão. Ao todo fizemos três viagens, levava muita coisa da CRE (Coordenadoria), até eu tinha que pegar no pesado para colocar no caminhão, pois não tinha quem nos ajudasse. Só era eu, Sr. Geraldo e Cláudio. Chegando aqui na escola era uma festa, muita gente para ajudar a tirar do caminhão.
Em novembro de 1983 Cornélia convidou Márcia Helena para nos ajudar, conheci essa pessoa maravilhosa que Jesus colocou em minha vida, e até hoje é uma grande amiga.
Em dezembro de 1983 a associação colocou como voluntários Lúcia, Rosinda e o nosso inesquecível amigo Luís (hoje falecido).
Antes de chegar os armários da secretária eu tinha que guardar os documentos em minha casa.
Os professores começaram a chegar.
A primeira foi a Jorgina.
A pré-matrícula foi até dezembro de 1983 (1ª a 4ª séries do 1º grau, na época)
Em janeiro de 1984 eu fiz matrícula oficial dos alunos, foi uma grande luta. Também em janeiro continuou chegando os professores. Em fevereiro de 1984 iniciou o ano letivo com 8 salas de aula, 1º e 2º turnos repletos de alunos.
Chegou merenda, meu Deus! O que fazer? Tive que sair em busca de ajuda, graças a Deus, ganhei do Sr. Luís Novaes (pai hoje falecido) um cilindro de gás e um frizze (usados, mas foram úteis por muitos anos).
Rosinda conseguiu emprestadas panelas e conchas, o Sr. Augusto (esposo da Lúcia, merendeira) conseguiu pratos e canecas de plásticos; as crianças, cada uma levava sua colher.
Como Deus é maravilhoso! Conseguimos dar a 1ª merenda para os nossos alunos, feita com muito amor e carinho pelas nossas amigas Lúcia, Rosa e Maria Helena.
A nossa vida era assim, o dia todo na escola, nossos filhos passavam o dia todo lá.
Hoje meu filho Eduardo esta com 25 anos, ele foi criado dentro da Escola Estadual Yonne Maria Siqueira. Corria, brincava e dormia no chão da sala dos professores; mais tarde aluno, onde fez da pré-escola à 8ª série (na 1ª série sua professora foi Sônia Lomboni).
Helena também com um casal de filhotes menores.
Em maio de 1984 chegou a 1ª diretora da escola Yonne, Dona Neide. Como adjunta Dona Iracema. Passei pra elas a situação da escola.
Fui voluntária durante 5 anos.
Em 1988 na direção da diretora Dulcinéia, graças ao nosso maravilhoso Deus fui contratada ,enfim, eu e minhas amigas.
Depois de contratadas nós tínhamos um novo horário, porque ficávamos o dia inteiro.
Fiquei como coordenadora à tarde que já tinha turma até 8ª série.
Foi aí com ajuda de muitos amigos que conheci nesta grande caminhada amigos, pessoas que considero até a data de hoje. Eu voltei a estudar, me formei em professora, meu grande orgulho. Graças a Deus por ter colocado em minha vida esta escola, onde criei meu filho e pude ter um diploma.
Hoje sou secretária num CIEP no bairro Jardim Paraíso. Mas meu coração continua na minha escolinha querida.
E hoje é um dia muito especial para mim, porque meu sonho era ver minha escola ser transformada neste lindo prédio.
Eu sempre agradeço a Deus e a todos os amigos da E. E. Yonne, os nomes que citei e os que eu não citei e as que já foram para outra U. E.
Muito obrigada por tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário